terça-feira, 3 de novembro de 2015

Blog Matemático


     A  educação da matemática  inicia  logo cedo  na vida da criança e pode ser considerada, como um artifício  capaz de traduzir a realidade encontrada no ambiente que ela vive e estabelecer suas diferenças, por esse motivo a maneira como essa disciplina será desenvolvida deve ocorrer de  maneira lúdica e divertida visando prender a atenção da criança.
    O que a criança for aprendendo ao longo dos anos, servirá para toda a sua vida, pois no ensino da matemática são trabalhadas muitas coisas, como coordenação, lateralidade, noção de espaço, tamanho, formas e etc, esses princípios são fundamentais para o desenvolvimento  no decorrer da vida escolar.
    As atividades e jogos auxiliam no processo de ensino - aprendizagem, pois levam a criança á fixar a sua aprendizagem  de uma maneira mas divertida, porém ocorre muita  resistência por parte de alguns educadores, que preferem introduzir o conteúdo de forma tradicional, enfim neste blog frisamos  que a inovação é fundamental no ensino da matemática, e sua proposta principal é mostrar que de forma lúdica e divertida as crianças aprendem muito mais.

 
 



Brincando com as Frações



Público alvo: 5º ano
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Frações.
Materiais: Pratos descartáveis, Tinta guache, Tesoura, Caneta retroprojetor, papel cartão, pincéis e  E.V.A.
Objetivo: Ensinar o conteúdo de fração de uma maneira descontraída, de forma que eles aprendam, tocando e produzindo objetos que lhe trarão maior compreensão e fixação do conteúdo.

Tempo de duração: 1 aula; 4 horas.   
Desenvolvimento da atividade:
Passo 1 - Após a explicação de frações, dizer aos alunos que é hora de praticar, mas que porém será uma prática diferente, solicitar que eles peguem o pacote de pratos descartáveis tamanho médio solicitados na aula passada  e coloquem em cima da mesa.
Passo 2 - Instruir os alunos á encapar a parte superior de 1 dos pratos com papel cartão, introduzindo o conceito do todo da fração. 
Passo 3 - Pedir aos alunos que guardem este prato para uma futura comparação, z encapando novamente outro  prato, só que dessa vez escrevendo com a caneta retroprojetor  as partes que compõe a fração ex: ½, solicitar á eles que cortem cada parte da fração, para que possam compreender melhor, o que é o todo de uma fração e o que são as partes .
Passo 4 - Comparar o primeiro prato com  o segundo e por fim deixar uma atividade livre na qual eles poderão construir suas próprias frações utilizando e.v.a, cortados, tinta guache e os pincéis, demonstrando na prática o conhecimento adquirido.