sábado, 24 de outubro de 2015

Desafio dos numerais



Objetivo: Identificar os numerais, estimular a competitividade, favorecer o raciocínio rápido, o cálculo matemático e a resolução de problemas matemáticos.
Público Alvo: Séries iniciais do Ensino Fundamental
Regras:  O jogo é composto de um tabuleiro em forma de caminho e um dado, para dar início deverão ser formados grupos de 1 a 3 jogadores, o primeiro deverá jogar o dado e andar o número de casas indicadas, e responder a pergunta das fichas que corresponda ao número de casas em que caiu, caso responda certo permanecerá no lugar, se errar voltará para onde estava, passando a vez ao próximo jogador, ganha o que chegar primeiro.   
Material: Uma trilha, um dado, fichas com os desafios. 
Modo de jogar:
  • Formar grupos de 2 jogadores;
  • O aluno deverá jogar o dado, andar o número de casas indicadas e responder a pergunta que corresponda ao número da casa em que cair;
  • Se o aluno responder certo, ele permanecerá no lugar. Se ele errar, volta para onde estava e passa a vez para o outro jogador;
  • Ganha o aluno que chegar primeiro.

FICHA PARA O JOGO DESAFIO DOS NUMERAIS

1
Aninha tem 5 bombons, ganhou mais 6. Com quantos ela ficou?
2
Luizinho deu para o seu irmão 8 balas, Aninha deu 4. Com quantas balas ele ficou?
3
Papai tem uma dúzia de gravatas. Quantas gravatas ele tem?
4
Mamãe comprou meia dúzia de ovos para fazer um bolo. Quantos ovos ela comprou?
5
Beto tinha 3 carrinhos. Ganhou de aniversário mais 9. Com quantos ele ficou?
6
Paulo tem 10 figurinhas e comprou mais 6. Com quantas figurinhas ele ficou?
7
O número 13 é par ou ímpar?
8
Uma dúzia e meia é?
9
Eu tenho 7 revistinhas e meu irmão tem 5. Nós dois temos quantas revistinhas somadas?
10
Oito mais sete é igual a?
11
O numeral 18 é par ou ímpar?
12
Seis mais três mais sete é igual a?
13
Vovó tem 6 galinhas e 4 galos. Ao todo ela tem?
14
Uma dezena e meia é?
15
Nove mais cinco é igual a?
Marcadores: Cole cartolina atrás, recorte e jogue.

·         O professor deverá colocar os desafios que achar melhor, ou que estiverem de acordo com o conteúdo que será abordado.

·         Cada aluno retira uma ficha e responde. Se acertar ganha 1 ponto.


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