Objetivo: Identificar os numerais, estimular a
competitividade, favorecer o raciocínio rápido, o cálculo matemático e a
resolução de problemas matemáticos.
Público Alvo: Séries iniciais do Ensino
Fundamental
Regras: O jogo é composto de um tabuleiro
em forma de caminho e um dado, para dar início deverão ser formados grupos de 1
a 3 jogadores, o primeiro deverá jogar o dado e andar o número de casas
indicadas, e responder a pergunta das fichas que corresponda ao número de casas
em que caiu, caso responda certo permanecerá no lugar, se errar voltará para
onde estava, passando a vez ao próximo jogador, ganha o que chegar
primeiro.
Material: Uma trilha, um dado, fichas com os desafios.
Modo
de jogar:
- Formar grupos de 2 jogadores;
- O aluno deverá jogar o dado, andar o número de casas indicadas e responder a pergunta que corresponda ao número da casa em que cair;
- Se o aluno responder certo, ele permanecerá no lugar. Se ele errar, volta para onde estava e passa a vez para o outro jogador;
- Ganha o aluno que chegar primeiro.
FICHA PARA O JOGO DESAFIO DOS NUMERAIS
1
Aninha tem 5
bombons, ganhou mais 6. Com quantos ela ficou?
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2
Luizinho deu
para o seu irmão 8 balas, Aninha deu 4. Com quantas balas ele ficou?
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3
Papai tem uma
dúzia de gravatas. Quantas gravatas ele tem?
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4
Mamãe comprou
meia dúzia de ovos para fazer um bolo. Quantos ovos ela comprou?
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5
Beto tinha 3
carrinhos. Ganhou de aniversário mais 9. Com quantos ele ficou?
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6
Paulo tem 10
figurinhas e comprou mais 6. Com quantas figurinhas ele ficou?
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7
O número 13 é
par ou ímpar?
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8
Uma dúzia e
meia é?
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9
Eu tenho 7
revistinhas e meu irmão tem 5. Nós dois temos quantas revistinhas somadas?
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10
Oito mais sete
é igual a?
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11
O numeral 18 é
par ou ímpar?
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12
Seis mais três
mais sete é igual a?
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13
Vovó tem 6
galinhas e 4 galos. Ao todo ela tem?
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14
Uma dezena e
meia é?
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15
Nove mais
cinco é igual a?
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·
O professor deverá colocar os desafios que achar melhor, ou
que estiverem de acordo com o conteúdo que será abordado.
·
Cada aluno retira uma ficha e responde. Se acertar ganha 1
ponto.
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