sábado, 31 de outubro de 2015

Quebra-cuca

Público alvo: 4º ano do ensino fundamental
Objetivo do jogo: Desenvolver o cálculo mental e a noção de operação reversa.
Material utilizado: Cartolina, Pincel atômico e tesoura.
Como jogar:
1. Primeiro o professor vai formar trio de alunos, e cada trio irá confeccionar um baralho de 40 cartas numeradas de 1 à 10 na cartolina, sendo que terá de haver 4 cartas de cada número. Após feito isso os alunos cortarão as cartas e formarão o baralho.
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2. Os trios se configurarão da seguinte maneira: dois serão os jogadores e um será o "juiz".
3. Após delimitado os trios (quem será jogador e juiz), o baralho for confeccionado, as regras do jogo serão explicadas.
Regras do jogo:
1. Cada trio irá receber o baralho de 30 a 40 cartas (depende do tempo que se pretende utilizar na brincadeira), e o "juiz" irá dividir essas cartas em dois montes iguais para cada jogador.
2. Após o baralho ser dividido, o jogo se inicia, cada jogador irá pegar uma carta do seu monte e irá colocá-la sobre a testa de forma que cada jogador possa apenas ver a carta do outro jogador, mas não a sua própria (o juiz ficará responsável para que cada jogador não tente espiar a própria carta).
3. O juiz então fará uma operação com os números das cartas dos dois jogadores por exemplo: A multiplicação das duas cartas é igual a 30 (ou seja 5 x 6), e daí então os jogadores farão o cálculo mental para tentar descobrir qual carta eles tiraram do monte.

4. O jogador que acertar primeiro fica com as cartas da rodada. Ganha o jogador que ao final tiver mais cartas conquistadas.

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